sexta-feira, 25 de junho de 2010

A copa também tem historia

A estimativa de todos os brasileiros é ver o Brasil hexa campeão nessa copa do mundo, celebração feita de quatro em quatro anos, onde vários países do mundo se reúnem para disputar as eliminatórias.
África do sul, sede da copa de 2010, foi escolhida por votação, com quatorze votos.
Porém, antes de chegar em 2010 e nos quatorze votos, tem toda uma história que começa na década de trinta.
A primeira copa do mundo foi criada pelo Francês Jules Rimet, em 1930, após assumir o cargo mais importante do futebol mundial: A FIFA. Tendo como sede na sua primeira edição de partidas disputadas o Uruguai em 1930.
Vinte anos depois, o Brasil foi escolhido para sediar a copa do mundo. A seleção brasileira chega á final contra o time do Uruguai. A disputa foi ocorrida no recém construído Maracanã.
Sob pressão de aproximadamente 200 mil espectadores, a seleção entusiasmada e confiante, aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo teve á notícia inesperada, vitória uruguaia por dois a um.
Creio que seja daí essa nossa rivalidade e desprezo pelos uruguaios.
Mas, como nem tudo estava perdido, o Brasil sentiu o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958 no jogo contra a Suécia. Nesse mesmo ano, apareceu aquele jogador que ficou marcado como o melhor jogador da época e da historia: Edson Arantes de Nascimento, o Pelé!
Após a conquista contra Suécia, vieram outros títulos. Em 1962 á taça veio em um confronto contra o Chile. Em 1970 contra a Itália, em 1994 contra os Estados Unidos, tendo como artilheiro Romário e em 2002 contra Alemanha, tendo como artilheiro principal Ronaldo, que atualmente é o maior artilheiro com quinze gols em copas do mundo.
Desde então, o Brasil foi o único país que participou de todas as copas do mundo, tento o segundo maior número de cartões vermelhos nas partidas disputadas, obtendo nove cartões.
Fazer esse retrospecto, é gratificante, para nós, brasileiros,diante do brilho do desempenho da nossa seleção, detentora do maior número de títulos da história do futebol mundial e futura sede oficial das olimpiadas de 2016.

Janaína Baptista Machado

Publicado no Diário Popular, quinta-feira 17 de junho de 2010

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário