
África do sul, sede da copa de 2010, foi escolhida por votação, com quatorze votos.
Porém, antes de chegar em 2010 e nos quatorze votos, tem toda uma história que começa na década de trinta.
A primeira copa do mundo foi criada pelo Francês Jules Rimet, em 1930, após assumir o cargo mais importante do futebol mundial: A FIFA. Tendo como sede na sua primeira edição de partidas disputadas o Uruguai em 1930.
Vinte anos depois, o Brasil foi escolhido para sediar a copa do mundo. A seleção brasileira chega á final contra o time do Uruguai. A disputa foi ocorrida no recém construído Maracanã.
Sob pressão de aproximadamente 200 mil espectadores, a seleção entusiasmada e confiante, aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo teve á notícia inesperada, vitória uruguaia por dois a um.
Creio que seja daí essa nossa rivalidade e desprezo pelos uruguaios.
Mas, como nem tudo estava perdido, o Brasil sentiu o gosto de erguer a taça pela primeira vez em 1958 no jogo contra a Suécia. Nesse mesmo ano, apareceu aquele jogador que ficou marcado como o melhor jogador da época e da historia: Edson Arantes de Nascimento, o Pelé!
Após a conquista contra Suécia, vieram outros títulos. Em 1962 á taça veio em um confronto contra o Chile. Em 1970 contra a Itália, em 1994 contra os Estados Unidos, tendo como artilheiro Romário e em 2002 contra Alemanha, tendo como artilheiro principal Ronaldo, que atualmente é o maior artilheiro com quinze gols em copas do mundo.
Desde então, o Brasil foi o único país que participou de todas as copas do mundo, tento o segundo maior número de cartões vermelhos nas partidas disputadas, obtendo nove cartões.
Fazer esse retrospecto, é gratificante, para nós, brasileiros,diante do brilho do desempenho da nossa seleção, detentora do maior número de títulos da história do futebol mundial e futura sede oficial das olimpiadas de 2016.
Janaína Baptista Machado
Publicado no Diário Popular, quinta-feira 17 de junho de 2010
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário